O espírito e sabores da espanha
Imaginado pelo olhar criativo do Chef José Andrés, Jaleo dá vida ao espírito e aos sabores da Espanha, apresentando a rica diversidade regional da culinária espanhola. Celebrando o tradicional e o moderno, Jaleo oferece um gostinho da Espanha em uma atmosfera festiva, elegante e casual.
Abrindo pela primeira vez no centro de Washington, DC em 1993, Jaleo evoluiu para representar a Espanha moderna a cada momento. Com cada extensão em Maryland, Virgínia e Las Vegas, ele abraça a comunidade local enquanto permanece fiel às suas raízes: fornecendo um espaço confortável e acolhedor para explorar, descobrir e compartilhar o incrível espírito da Espanha. Jaleo é classificado como um dos principais destinos gastronômicos em DC e foi premiado com um Bib Gourmand no Guia Michelin de 2017 e 2018 para Washington, DC.
Fui inicialmente ao restaurante por admirar o trabalho do chefe José Andrés, nascido na espanha. Apresenta o programa Vamos a cocinar na Television Española. Recebeu a Medalha Nacional de Humanidades, da Casa Branca, em 2016. Fundador do projeto World Central Kitchen, cujo o lema é :
“Onde houver luta para que os famintos comam, estaremos lá.”
Ele é extremamente engajado em projetos sociais de combate a fome, conseguiu reunir centenas de restaurantes americanos durante a pandemia para alimentar as pessoas, durante os incêndios da California foi o mesmo empenho, ou seja, ele tem uma consciência social de se admirar, então resolvi checar se a comida que ele prepara também tinha essa dedicação… e fiquei realmente deslumbrada com a comida e serviço de Jaleo, vou compartilhar aqui abaixo a experiencia com vocês .
Na Jaleo, os pratos são projetados para serem compartilhados, eles usam os melhores ingredientes locais e autenticamente espanhóis, inspirado nos pratos tradicionais da infância de José e elevado por meio de suas experiências, talento e criatividade, a cozinha do Jaleo é a autêntica Espanha com requinte. Junto com tapas exclusivas, as saborosas paellas, sangria soberba e uma ampla seleção dos melhores queijos, vinhos e xerez espanhóis garantem que você sempre encontrará algo totalmente único e emocionante.
Primeiro prato: Patatas Bravas
Batatas douradas com molho de tomate picante e aioli – simplesmente sensacional!
Segundo prato: Croquetas de pollo
Bolinhos feito com bechamel e frango, crocante por fora e cremoso por dentro, chego a chorar de alegria, amei isso…
Terceiro prato: Pepito Ibérico
Mini hambúrguer espanhol feito com os lendários porcos ibéricos de pé preto da Espanha com bacon ibérico, o sabor é maravilhoso e o ponto da carne veio perfeito, o bacon tem muita carne e pouca gordura.
Quarto prato: Gambas al ajillo
Camarōes salteados com azeite e alho, acompanha um pãozinho bem crocante, prato simples, mas muito bem feito, sabor excepcional.
Quinto prato: Chorizo caseroo
Chorizo curado de carne de porcos ibéricos, servido com purê de batatas, pimentōes grelhados e molho de tomate picante. Combinação perfeita!!!
Sexto prato: Butifarra casera con mongetes ‘Daniel Patrick Moynihan’
Linguiça de porco grelhada caseira com feijão branco salteado, decorado com aioli. Veja bem, eu ja estava no sétimo prato, mas esse prato era tão bom, que raspei o prato, não sobrou nenhum grão de feijão para contar história.
Sétimo prato: Pollo al ajillo
Frango glaceado com alho e acompanha alho negro. É só um frango né ?! (pensei…) Mas estava tão delicioso esse prato, temperado, frango suculento, zero defeitos.
Oitavo prato: Carne asada con piquillos
Bife grelhado com pimenta piquillo confitada. Pimenta bem suave, carne suculenta, prato maravilhoso também.
Sobremesa: Flan al estilo tradicional de mamá Marisa con espuma de crema catalana
Pois bem, ainda coube a sobremesa… lembra o pudim do Brasil, porem feito com gelatina. Um creme espanhol clássico com ‘espuma’ de creme catalão e laranjas
Para beber, pedi uma jarra de sangria com vinho branco, tem bastante fruta e não é muito alcóolico
Depois de ler sobre essa fartura toda e conhecer alguns dos pratos que fazem parte do menu do chefe José Andrés, quando for a Las Vegas, não deixe visitar o Jaleo, dentro do hotel Cosmopolitan. Sério! Esse restaurante é um dos meus preferidos.